Sem categoria

Como Limpar Dispositivos Electrónicos usando Álcool Isopropílico

A tela do seu telefone está um pouco suja? Ou você fez alguma soldagem em uma placa? Aprenda como você pode usar álcool isopropílico com segurança para limpar seus dispositivos electrónicos.

Primeiro, vamos falar sobre o que é IPA e como ele é diferente de outros agentes de limpeza.

IPA vs. Etílico vs. Acetona

O álcool isopropílico é feito de um processo químico que combina água e propeno e depois o destila até uma concentração determinada, geralmente de 60 a 99 por cento. (Quanto maior a percentagem, menos água está contida na mistura) Ele tem um cheiro forte, evapora rapidamente e é bem conhecido como um sanitizante, desinfetante e agente de limpeza.

Etanol ou álcool etílico é feito da fermentação de açúcares (assim como cerveja ou vinho). Não é o mesmo que IPA, mas é o mais comum de se encontrar nas farmácias Angolanas. Como regra, o IPA é preferido ao etanol para limpeza de electrónicos porque evapora de forma limpa e não deixa resíduos potencialmente prejudiciais.

Acetona é o ingrediente activo em diluente de tinta e removedor de verniz. É um excelente solvente, mas pode ser muito forte para conexões e componentes eléctricos. Embora alguns limpadores electrónicos comerciais contenham uma quantidade muito pequena de acetona, é melhor não usá-la sozinha. Afinal, ela pode derreter plástico se você não tomar cuidado.

Água e vinagre são uma solução de limpeza popular e não tóxica para partes externas de telefones, tablets e TVs. No entanto, é melhor aplicar a solução em um pano e, em seguida, passar o pano na superfície do seu gadget; dessa forma, você pode evitar expor esses dispositivos sensíveis a muita água. Também vale a pena notar que esta solução limpa apenas superfícies (ou seja, remove impressões digitais e manchas). Ela não mata germes como o IPA faz.

Por que usar álcool isopropílico para limpar electrónicos?

IPA, especialmente em concentrações mais altas, é comumente usado para limpar componentes electrónicos durante o processo de fabricação. Também é uma solução para muitos profissionais. Isso ocorre porque o álcool isopropílico:

  • Sanitiza superfícies. O IPA mata bactérias e vírus, mas precisa de algum tempo para fazer isso. É por isso que concentrações mais baixas (entre 60-70 por cento) são preferidas para esterilização; elas têm uma taxa de evaporação mais lenta e um tempo de permanência mais longo (ou seja, o tempo em que o álcool fica em contato com a superfície).
  • Evapora rapidamente. Conforme mencionado no ponto anterior, concentrações mais altas de IPA evaporam muito rapidamente e não deixam resíduos – perfeito para limpar elementos electrónicos sensíveis à água.
  • Dissolve óleos, adesivos e muito mais. É muito comum ver especialistas recomendando o uso de IPA para remover resíduos de fluxo (de solda), bem como resíduos de óleo, graxa e adesivo. É um solvente poderoso, mas, diferente de alguns outros, seca de forma rápida e limpa. Os técnicos geralmente escolhem isso porque encurta seu ciclo de trabalho – menos tempo é gasto esperando o componente secar. Isso também é um fator de segurança, como veremos em um momento.
  • Pode remover ou prevenir danos por corrosão da água se aplicado corretamente. Isso está entrando no reino dos especialistas, então certifique-se de entender completamente o processo antes de tentar.

Como limpar eletrônicos com segurança com álcool isopropílico

Você pode usar álcool isopropílico 70% , 91% ou 99% para limpar vários tipos de electrónicos – o que você escolher dependerá do que você está limpando. Para externos – como desinfetar seu smartphone ou controle remoto da TV – 60-70 por cento farão um trabalho melhor. As concentrações mais altas e puras são melhores para remover sujeira e detritos de áreas sensíveis à água. Se, por exemplo, você estiver trabalhando perto de uma placa-mãe de computador, a menor quantidade de água em 90-99% IPA evitará até mesmo a chance de impurezas danificarem circuitos delicados.

No entanto, nem todas as partes do seu equipamento eletrônico devem ser esfregadas com soluções fortes de IPA. E, como você está trabalhando com um produto químico inflamável e tóxico, você vai querer tomar as devidas precauções de segurança :

  • Trabalhe em uma área bem ventilada.
  • Evite chamas e faíscas, pois o IPA (e seus vapores) são muito combustíveis.
  • Use equipamento de segurança adequado se estiver trabalhando com soluções de álcool isopropílico altamente concentradas.
  • Certifique-se de que seu dispositivo esteja desligado e desconectado da tomada antes de começar a limpá-lo.
  • Aplique IPA com moderação; use a menor quantidade que efetivamente faça o trabalho.
  • Deixe os componentes limpos secarem completamente antes de remontá-los ou conectá-los.

Aqui estão recomendações específicas para diferentes tipos de dispositivos eletrônicos:

  • Smartphones, tablets e monitores de computador : Evite aplicar qualquer líquido no alto-falante, microfone, câmera e área da tela. Como mencionado anteriormente, a melhor abordagem é borrifar um pano de limpeza e, em seguida, limpar o dispositivo com o pano. Evite usar IPA diretamente na tela, pois alguns fabricantes adicionam um revestimento repelente de óleo à tela que pode ser danificado por ele. Uma solução 50/50 de vinagre e água é melhor para telas sensíveis ao toque; basta aplicá-la no pano conforme descrito acima.
  • TVs : Se possível, use um pano úmido e um pano de limpeza de microfibra seco para remover manchas da sua TV. Se isso não funcionar, use a mistura de vinagre e água da mesma forma que você usaria para uma tela sensível ao toque.
  • Equipamentos de mídia (DVD/Bluray players, DVRs, aparelhos Roku, controles remotos, etc.): Limpe a caixa de plástico com álcool isopropílico 60-70%.
  • Teclados, mouses, controles de jogos , etc.: limpe com IPA 60-70%, conforme descrito acima. 

Compre o melhor álcool isopropílico a venda em angola no link abaixo:

Veja mais informações no video abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *